Apresentamos aqui um mini-curso sobre esta obra monumental sobre o pensamento antigo, do historiador Fustel de Coulanges. A Cidade Antiga é a análise do surgimento e evolução da mentalidade e das instituições dos gregos e romanos, tendo como linha central de pensamento o poder construtor que teve entre estes povos a suas antigas crenças religiosas. A obra termina com a superação da antiga crença pelo cristianismo nascente.

Nesta primeira aula uma passada pelas antigas crenças do culto dos mortos e do fogo sagrado que constituiam esta religião doméstica primitiva:

Nesta segunda aula abordamos o conceito de família nos gregos e romanos antigos:

Nesta terceira aula veremos como o conceito de família foi ampliado e suas instituições aplicadas a cidade que iria se constituir:

Nesta quarta aula estudaremos as revoluções que aconteceram naquelas cidades formadas pela religião e que mudaram sua cara, enfraquecendo as antigas crenças:

Na quinta e última aula dissertaremos sobre a destruição do regime municipal antigo e a ascensão do cristianismo, pondo um fim ao poder moral daquelas antigas crenças:

Escola Virtual de Filosofia

Rua Gonçalves Ledo, 718
Araras-SP

(19) 3352-6571

"O mestre disse a um dos seus alunos: Yu, queres saber em que consiste o conhecimento? Consiste em ter consciência tanto de conhecer uma coisa quanto de não a conhecer. Este é o conhecimento."

Confúcio