Platão, filósofo e matemático do período mais fértil da Grécia antiga, escreveu em forma de diálogos colocando suas idéias na boca do seu mestre, Sócrates. Em seu mais famoso escrito, A República, dedica-se a falar sobre a Justiça, obrigando-se a comentar muitos outros assuntos. Nesta série de aulas, buscaremos expressar os variados pensamentos de Platão e Sócrates tentando construir uma base para quem se interessa pelo tema. 

        Nesta primeira aula, os temas comentados foram: O mito da caverna e a existência de dois mundos, o mundo das idéias (mundo verdadeiro, da razão) e o mundo sensível (mundo das aparências ou sombras); A idéia de bem; os níveis de conhecimento; a dialética como instrumento que faz emergir a verdade e a matemática como treino da razão; A crítica à poesia e aos sofistas.

 

 

        Nesta continuação, apresentamos a discussão em torno do conceito de justiça presente na República, onde Sócrates, após ouvir as teses de seus adversários, exprime seu conceito sobre o tema, falando também da organização da cidade, e das formas de governo que os homens podem estabelecer.

 

        Por fim, nesta terceira e última parte, temos o principal argumento de Platão em nome da Justiça, tal seja, o destino do justo será melhor que do injusto depois da morte. Socrates conta isto ao narrar a história de alguém que voltou a vida depois de passar alguns dias no Hades. Este era Er:

 

 

Segue abaixo a República de Platão para todos aqueles que tenham interesse na leitura:

republica.pdf